13 de fevereiro de 2007

Sumak

Sumak

O sumak (rhus corioria) é uma especiaria com sabor ácido e intenso, também conhecida como sumac ou sumagre. Tem coloração avermelhada, e é extraída do fruto da planta com o mesmo nome, um arbusto que cresce no Sul da Europa. No Ocidente, o sumak é utilizado apenas como planta ornamental, mas é amplamente utilizado como especiaria na cozinha do Médio Oriente e também na Turquia. Por ter um travo ácido, foi utilizado pelos Romanos antes dos limões terem chegado à Europa.
Na Turquia esta especiaria é utilizada principalmente para temperar saladas, no lahmacun, em alguns kebabs e no mantı.
O sumak é também conhecido pelas suas propriedades anti-sépticas, anti-hemorrágicas e anti-diarreicas. Ajuda no tratamento de doenças da garganta, fortalece o estômago e o intestino, para além de baixar a febre.

10 comentários:

Anónimo disse...

Olá,
Sou um turco e vivo em Lisboa já há alguns anos; estou com saudades de sumak, que não consigo encontrar cá em Portugal. Será que me pode ajudar? Obrigado.

Lídia Lopes disse...

Desconheço onde poderá encontrar sumak em Portugal. Nunca vi sumak à venda em Portugal.

Enf. Tiago disse...

Sei que as perguntas já sao antigas mas poderei ajudar outras pessoas com a minha resposta.
Ontem comprei Sumac em Lisboa, mas quem quiser também pode encomendar... Nao tenho qualquer parceria com a loja, apenas quero ajudar os amantes da cozinha a ter esta especiaria.
Www.Ayur.com.pt

Unknown disse...

Estou no Brasil, sou nutricionista e comprei Sumak sem saber como usar. Gostaria de algumas dicas ou saber qual a forma tradicional de usar este tempero delicioso. obrigada!

Sherazade disse...

Obrigada ao Enf.Tiago pela informação.Encontrei uma data de especiarias ( sementes de cobola, Alcavia, Sumagre....)que andava à procura.Mais vale tarde do que nunca :-)

gina flor disse...

Por acaso tenho agora, um familiar trouxe da Turquia. Talvez a Associação da Turca possa ajudar, para indicar se haverá alguma loja em Lisboa onde encontra.
http://www.turquiaportugal.com/

Ana Lourenço Robalo disse...

Oi tb ando a procura de sucac para usar no zahar que quero fazer para os meus hambúrgueres de grão.

Anónimo disse...

Viva, procuro espetos para adana kebab. Se alguem souber agradeço a informaçao.

MOk disse...

Tente sumac , achamos em Barcelona

MOk disse...

Acabei de fazer com carne com osso, ela é boa com carnes mais gordas e coloquei na salada dr feijao fradinho